segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Saiba Como Avaliar O Potencial De Suas Ideias Na Internet

É muito importante nos dias atuais saber avaliar se sua ideia de montar um negócio na internet tem potencial ou não, isso antes de coloca-las em pratica logico, pois quem nunca teve uma ideia que ficou achando que fosse uma ideia realmente boa e que poderia dar certo, que ganharia muito dinheiro com ela, mas não pode coloca-la em pratica por não ter tempo e/ou dinheiro para banca-la, não tenho dúvidas se você soubesse avaliar o potencial dessa sua ideia, você não teria ficado frustrado por não ter colocado-a em pratica ou teria colocado ela em pratica e ter tido no minimo um bom retorno financeiro.

Como São As Boas Ideias De Negócios Online?

Muitos acham que para montar um site ou blog de sucesso hoje em dia, é preciso criar algo de outro mundo ou criar algo genial, logico que uma ideia dessas seria algo incrível que deveria ser levado adiante, mas não é a única que poderia resultar em um negócio de sucesso.

Uma ideia rentável de sucesso pode surgir a partir de simples alterações de uma ideia original, pois muitas ideias boas e até muito sucesso nasceram de adaptações e combinações de outras ideias, temos isso como exemplo no MIRC, no ICQ, ou no MSN Messenger, pois todos eles tinham a mesma proposta, "conversa via texto em tempo real entre usuários da internet", cada um deles teve seu tempo, seu nicho mercado e seu relativo sucesso.


Temos hoje o Skype, que não foi nada incrível, acabou sendo a evolução do MSN Messenger, isso aconteceu logicamente pelo avanço tecnológico das transmissões de dados, que tornaram possível a transmissão de vídeo, o Skype teve apenas uma leve alteração em relação ao MSN Messenger, que foi a troca da mensagem escrita pela mensagem de voz ou videoconferência, ou seja, foi uma adaptação de um serviço para uma nova forma de mídia.

Outros exemplos interessantes são os casos do Pinterest e o do Scoop.it, sendo que o Pinterest foi uma das últimas redes sociais que explodiram no mundo, isso com uma interface simples e seu design minimalista e elegante conquistaram fãs muito rápido, embora seu serviço não fosse nenhuma novidade, já o Scoop.it proporcionava essa mesma ferramenta de curadoria de conteúdo fisgando imagens de páginas selecionadas na internet, a diferença entre eles eram, a aparência, a interface e o nicho de mercado que conquistaram, pois enquanto o Scoop.it dominou o mercado acadêmico e corporativo, o Pinterest atraiu designers, artistas, e principalmente mulheres para sua rede, viram como ideias bastante parecidas podem ser ambas bem sucedida, ou seja, tem mercado para todo mundo.


Como Podemos Então Avaliar O Potencial De Uma Ideia?


São vários os indicadores que devemos prestar atenção, porém nenhum deles vai dizer "sua ideia vale ouro", vai de você interpretá-los e criar coragem para arriscar, vamos conferir alguns deles a seguir:


CONCORRÊNCIA


A concorrência existe, mas como falei anteriormente também existe espaço para todos em qualquer nicho de mercado que você atue, pois à diversas formas de divulgação na internet, aliadas ao grande volume de usuários procurando por informações, faz com que fique também praticamente impossível que um nicho de mercado seja saturado por sites ou blogs novos, sendo que é quase impossível também começar um negócio online tão original assim que não tenha uma concorrência direta estabelecida.

Mesmo que você tenha uma ideia e quer coloca-la em pratica, mais se depara com vários sites e blogs cobrindo o mesmo assunto, não é ruim, pois você pode dar uma olhada nesses sites e procurar entender como eles estão se rentabilizando, pelo google adsense, programas de afiliados, anunciantes diretos, serviços de assinatura e etc.


Lembrando que se os leitores se interessarem pelo conteúdo que você produz, não importa quantas pessoas estão falando sobre o mesmo assunto, pois você esta dando o seu ponto de vista, que é apenas seu, ou seja, basta divulgar seu conteúdo de forma correta.


Mercado De Afiliados


Os sites de ofertas de afiliados são termômetros incríveis para medir a lucratividade de suas ideias, pois elas são especialmente criadas para o mercado online, tendo uma grande variedade de produtos para serem anunciado via marketing de afiliados, isso significa que esse nicho tem no minimo mostrado um bom potencial para empreendedores investirem tempo e dinheiro criando produtos para atendê-lo.


Atributos Do Google Adwords


Usando o Google Adwords você encontra dados sobre qualquer pesquisa feita no maior buscador do mundo, nele você consegue descobrir quantas pessoas procuram informações do tipo “ideias para ganhar dinheiro” ou “como perder barriga”, sendo que quanto mais buscas são feitas relacionadas ao assunto da sua ideia, mais seu nicho fica popular, ganhando cada vez mais potencial de crescimento.


Você vai ver que quanto mais cara for a Palavras-Chave maior será o seu potencial de converter um curioso em cliente, teoricamente falando, sendo que você pode ver nessa ferramenta também quanto que o Google cobra por cliques em anúncios para cada um dos termos procurados pelos seus usuários, com um mercado assim maduro e desenvolvido é hora de colocar sua nova ideia de negócio em pratica.


Quantidade De Anunciantes


Na maioria dos casos, quando fazemos uma pesquisa no Google, ele nos apresenta resultados que acha que são relevantes à nossa dúvida, trazendo junto os links patrocinados, pois tem muitos que pagam para ocupar aqueles espaços, se quiser faça um teste, procure por “filosofia” no Google e depois por “curso de filosofia”, que são termos com inclinações comerciais, os quais são mais próximos de um produto ou serviço, sempre trazem mais links pagos, lembre-se que quanto mais anúncios, mais quente está o seu nicho, então não perca tempo e comece a fazer os testes com produtos e serviços relacionados ao seu nicho e veja se encontra anunciantes para o seu mercado.


Sua Pasta De SPAM


A cada dia que se passa descobrimos uma novo modo de SPAM, pois SPAM é encontrado em todos os lugares, como por exemplo em comentários de blogs, em redes sociais, e na sua forma mais clássica, os SPAMs na caixa de entrada dos nossos emails.


Essas técnicas vem sendo usadas pelos marketeiros mais agressivos, nos nichos mais competitivos, por isso antes de limpar sua pasta de SPAM de uma boa passeada por ela, pois nela você encontrará várias dicas sobre os mercados mais lucrativos, os quais alguns empreendedores estão apelando para as técnicas mais chatas e sujas da internet, pode ser até que suas ideias já tenham sido atingidas pelos SPAMMERS de plantão.


Finalizando...


Quando tenho uma nova ideia de negócio na internet, esses são alguns dos indicadores que uso para avaliar o potencial dela, quanto mais você praticar melhor você ficará para identificar se uma ideia tem potencial ou não para converter, quero também deixar bem claro que esses indicadores não dão respostas absolutas, apenas sinais de alerta, que pode usar para enxergar um cenário para uma loja virtual, um blog de variedades, um portal, uma rede social, qualquer negócio que você queira montar na internet.

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