quarta-feira, 29 de julho de 2015

Como Decidir Que Produtos Vender Na Sua Loja Virtual


Desde um simples pote de sorvete até um Iate, não há quase nada que não se possa comprar e/ou vender pela internet nos dias de hoje. 

Bateu aquela fome, aquela vontade de comer um cookie no meio da madrugada? 


Só ir para seu computador e acessar uma loja online, que la você irá satisfazer seu desejo – É isso, se você mora em Nova York, pelo menos…


Se você tem algum produto interessante para vender, há grandes chances de que tenha alguém, em algum lugar do mundo, que queira comprar. 


Mas antes de promover produtos você precisa tomar decisões sobre quais produtos você vai oferecer na sua loja, se você esta começando, competir com grandes redes de varejo que vendem de tudo é uma missão quase impossível.


Quanto maior a variedade de categorias de produtos da sua loja, maior é a lista de fornecedores com quem você terá que negociar e maior terá que ser sua capacidade de estoque, além disso, os investimentos em marketing também terão que ser maiores, afinal você terá que fazer divulgações para um público muito mais diferenciado, por isso, se você esta iniciando com um negócio pequeno ou tem um negócio pequeno, será mais interessante começar em um nicho bem específico e ir crescendo aos poucos.


Com grandes lojas especializadas nas áreas mais diversas – desde uma Netshoes, que vende todo tipo de artigo esportivo, a uma Liga Retrô, especialista em moda esportiva vintage, pode parecer difícil encontrar seu espaço, mas não desista, sua criatividade pode ser o diferencial nesse mercado, explore todas as possibilidades, assim você encontrará seu espaço, a persistência acompanha todos os profissionais bem sucedidos do mundo inteiro, tenha ela lado a lado com você também.


Confira as perguntas a seguir, elas podem te ajudar nesse processo de escolha de que produtos você ira oferecer em sua loja.


Pode parecer simples responder essa questão, mas alguns produtos estão sujeitos a regras específica, como medicamentos e alimentos importados, por exemplo, podem requerer autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) antes de ir para as prateleiras virtuais.


É bom informar-se antes se há exigências para comercializar os produtos que você quer oferecer em sua loja.


É lucrativo?


Faça as contas para entender qual é a margem de lucro de cada produto que você pretende vender. Não se esqueça de incluir possíveis custos “escondidos”, como os gastos com embalagem, transporte e até as despesas para manter sua loja funcionando, você precisa fazer as contas de quantas unidades você precisa vender de cada produto para que a receita seja maior que as despesas? Em quanto tempo?


A conta fecha? Então, vá em frente!


É fácil de vender e entregar?


Como já citamos anteriormente, é possível vender praticamente qualquer coisa pela internet, mas você precisa pensar nas possíveis barreiras antes de anunciar o produto.


Voltando ao exemplo dos cookies da madrugada, é preciso ter uma equipe de cozinheiros e entregadores trabalhando em horário alternativo, além de definir bem a área de entrega, para ter certeza que é possível cumprir os prazos e chegar até o cliente.


Você conhece o produto?


Se você não sabe nada de maquiagem, abrir uma loja de cosméticos online provavelmente não é um bom negócio, logico que você sempre deve fazer uma pesquisa muito bem aprofundada sobre o nicho que você escolheu atuar, pois vender um produto sem conhecê-lo muito bem é muito mais difícil, se seus clientes perceberem que eles sabem mais do assunto do que você, há grandes chances de sua marca perder a credibilidade com eles, você precisa conhecer e estudar muito bem seu nicho e produtos para gerar autonomia e se tornar referência no mercado.


Você gosta do seu produto?


Como alguém pode vender algum produto ou serviço que nem ele mesmo mesmo acredita ou usaria? Difícil, né.

Para conseguir convencer os clientes de que a sua ideia é boa, com muito mais tranquilidade, é preciso te ver comprando ou usando o produto. Por exemplo, uma pessoa sedentária, dificilmente se daria bem oferecendo suplementos alimentares em sua loja, e o mesmo vale para o mundo online, um empreendedor que não gosta de bebidas alcoólicas, por exemplo, deveria pensar três, quatro, cinco vezes antes de investir em um e-commerce de vinhos, pois vender algo que ele nem mesmo provou para saber se é bom?

Você tem um diferencial?


Se você vai vender um produto que outras lojas oferecem, como é que você vai se diferenciar? Pelo preço? Pelo serviço? Quem são seus concorrentes? O que você tem de especial em relação a eles?


Pense em tudo isso antes de definir o tipo de produto que vai colocar na sua loja e como você vai posicioná-lo, pois fazer igual aos outros dificilmente trará resultados espetaculares, seja criativo sempre.


Fazendo essa lição de casa, fica mais fácil definir que produtos oferecer na sua loja, é claro que você sempre pode fazer testes e sentir a receptividade do cliente, afinal, é ele quem compra.

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